Sobre

01

as vitórias

As Vitórias são as festas da cidade da Lixa, do concelho de Felgueiras, distrito do Porto, celebradas em honra de Nossa Senhora das Vitórias. É uma Festa anual que acontece sempre com o primeiro fim de semana em coincide a primeira segunda-feira de setembro.


Com de 190 anos de história, a festa foi crescendo de importância e dimensão a nível local, regional e nacional. Inicialmente as festas em Honra de Nossa Senhora da Vitória só tinha uma vertente religiosa, com o decorrer dos anos foram evoluindo para as Vitórias, como são agora mundialmente conhecidas. 

Com um cruzar de sagrado e profano, que despertou para um evoluir na sua genesis, sem nunca perder a raiz popular.

 
Visto as festas, aconteceram no final de agosto e início de setembro, era nas Vitórias que os jovens reencontravam os seus amigos, colegas de escolas e familiares, depois de um verão em férias. 

Esse convívio era possível, muito apreciado e frequente porque não havia rede sociais e telemóveis.

Em 2024, a primeira segunda-feira de setembro é dia 2, assim as festas vão acontecer de dia 29 de agosto a 2 de setembro.

02

Um pouco de História

Os registos mais antigos relatam que a 2 de abril de 1834, aconteceu uma batalha entre Liberais e Absolutistas, pelas ruas ainda em terra da Lixa, também conhecida como Serra Lisa, mais concretamente entre o Monte do Ladário e a Capela da Franqueira.

Dessa batalha os Liberais venceram e o povo da Lixa começou a chamar de Nossa Senhora da Vitória, a Nossa Senhora de Aparecida, que existia na capela, hoje conhecida como Nossa Senhora das Vitórias.

Durante o período acontece sempre uma feira com produtos agrícolas, essencialmente, venda de cebolas, melões, melancias e uvas, como também, de Louças de Barcelos.

03

O evoluir das Festas

Que haja memória, as festas sempre tiveram a participação de bandas de músicas, ranchos folclóricos, um arraial noturno, iluminações decorativas pela rua, fogo de artifício e vacas de fogo, que durante muitos anos era a principal atração das festas.

Já nuns pós 25 de Abril, a festa ganha uma noite com um artista regional, entretanto cresce na sua oferta com artistas nacionais.

Em 1993, acontece pela primeira vez uma Marcha Luminosa, com a participação de carros alegóricos e de 13 escolas de samba, alguma delas vindo diretamente do Brasil.

No início da década de 90, a festa aumenta para 4 noitadas. Entretanto aumenta para 5. Com esse aumento nos dias da festa, aumenta para duas noites com artistas nacionais. 

04

Concertos

Desde que há cinco noitadas, duas delas são para atuação de artistas nacionais (sexta-feira e segunda-feira), na quinta-feira, despique de bombos, sábado Festival Folclórico das Lavradeiras da Lixa (1993), seguido da Marcha Luminosa, domingo as bandas de música. 

Por essa altura, pelas ruas da Lixa, os proprietários dos bares da cidade, começaram a colocar dj e bares na rua, visto não poderem trabalhar, em virtude dos seus clientes estarem a frequentar as festas.

Em 2013, um grupo de jovens resolve organizar as festas e cria uma praça só com dj’s e bares. Desde então as Vitórias ganharam uma evolução e crescimento sem igual.

NEWSLETTER

Assine a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação. Se desejar saber como tratamos os seus dados leia nossa política de privacidade.